Esteja de casamento marcado ou pensando em presentear alguém, ou até mesmo se está buscando investir em um novo negócio, vale conhecer dicas sobre o buquê de noiva artificial.
Presente em todo casamento, o buquê é parte das escolhas do figurino da noiva e há quem o considere tão importante quanto a escolha do vestido.
Por isso, na leitura de hoje, você conhece um pouco sobre a história do buquê de noiva, o significado por trás de cada flor e dicas para escolher o mais adequado para você. E o melhor: com beleza, economia e durabilidade garantidos.
Afinal, um dos principais benefícios de usar flores artificiais em um projeto como este é que o buquê poderá ser guardado de recordação.
Então, vem descobrir tudo sobre o buquê de noiva artificial e inspire-se!
História dos buquês de noiva
Há muitas versões sobre o surgimento dos buquês de noiva. Uma delas, remonta à Grécia Antiga, em que os ramos de ervas atrairiam bons agouros ao novo casal. Além disso, eles serviriam como oferenda à deusa Hera, noiva de Zeus. Essa seria a origem primordial do buquê.
Já na Idade Média, o significado desse item teria mudado e seria bem mais, digamos, de cunho utilitário. Além disso, estaria relacionado à tradição dos casamentos no mês de maio. Como a época coincidia com o auge da primavera no hemisfério norte, a oferta de flores seria maior. E, para unir o útil ao agradável, a escolha não para por aí.
Muito mais do que bonitas, as flores exalam perfume. E esse perfume seria ideal para disfarçar o odor corporal das pessoas, já que a oferta de água era escassa e, por isso, o asseio não era constante.
Já no século XIX, no período conhecido como “época vitoriana”, os buquês ganharam destaque especial. Eles passaram a ter simbolismos de acordo com a composição. Assim, as escolhas foram se transformando, até chegarmos ao que temos hoje. E, aos poucos, o buquê de noiva artificial foi ganhando espaço no coração de noivas ao redor do mundo.
Tipos de buquê de noiva artificial
Há diversos tipos de buquê de noiva artificial e cada um deles tem seu estilo e elegância próprios. Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais tipos?
-
Buquê de noiva artificial redondo
Casual e simples, o buquê de noiva artificial redondo é um dos mais populares entre noivas brasileiras. Ele tem a forma de metade de uma esfera e cerca de 30 centímetros de diâmetro. Ele é ideal para combinar com vestidos de noiva volumosos.
-
Buquê de noiva artificial alongado
A escolha das flores é o que impacta nesse buquê. Elas precisam ter as hastes bem longas, pois elas ficarão dispostas nos braços da noiva. Este tipo de buquê também é conhecido como “braçada” e é a melhor escolha para noivas altas e estilosas.
-
Buquê de noiva artificial assimétrico
Perfeito para noivas estilosas e que gostam de ousar, o buquê de noiva artificial assimétrico conta com uma disposição de flores bem diferente. As flores parecem ter sido colhidas na hora. Essa escolha combina com vestidos retos e que valorizem o colo da noiva.
-
Buquê de noiva artificial do tipo cascata
Visualmente, esse tipo de buquê é vertical e é outra escolha perfeita para noivas altas. Ele é ideal para noivas que optam pelo véu e por vestidos mais tradicionais.
Significados das flores
Se você quer transmitir a mensagem correta por meio do buquê, vale conhecer um pouco sobre o significado das flores. Lembre-se que, ao jogá-lo, você vai desejar o mesmo para a solteira sortuda que o pegar no ar!
- Rosas artificiais vermelha: simboliza paixão e amor eterno;
- Girassol: alegria e desejo de uma vida próspera;
- Gérbera artificial: felicidade ao casal;
- Cravo: fertilidade e uma família numerosa;
- Orquídea artificial: sensualidade e paixão ardente;
- Tulipas: amor apaixonado;
- Lírios: pureza e atração;
- Astromélias: felicidade plena e união eterna.
Como escolher o buquê de noiva artificial ideal
Para escolher o tipo de buquê de noiva artificial perfeito para você, é preciso ter em mente que o buquê não faz parte da decoração da festa ou cerimônia. Dessa forma, ele não precisa contar com as flores que decoram o ambiente; ele precisa estar alinhado ao gosto, preferências e figurino da noiva.
Por isso, vale também o bom senso na hora de escolher. Vestidos mais volumosos e bordados combinam mais com flores em tons sóbrios, enquanto vestidos de cortes retos e mais simples combinam com cores fortes. Esse equilíbrio garante o aspecto deslumbrante que a noiva deve ter.
Em relação ao tamanho, o buquê deve acompanhar a altura da mulher. Assim, buquês menores e mais delicados são a melhor escolha para noivas de estatura baixa, enquanto os mais chamativos e desconstruídos podem ser usados por noivas mais altas.
Mas essas são apenas regras, o que importa é levar em consideração a felicidade da noiva em um dia tão especial. Ela precisa estar confortável com o buquê e se sentindo linda e confiante.
E então? Gostou das nossas dicas sobre o buquê de noiva artificial? Então, acompanhe o blog e as redes sociais da Crysmax Decorações!