Peças curinga na organização criativa, os jarros decorativos podem ser usados para embelezar todos os cômodos da casa.
Tão úteis quanto os porta-objetos e belos como os vasos de plantas, os jarros unem o melhor desses dois mundos. Ou seja, eles demonstram que você pode aliar decoração e home decor em apenas um elemento.
Mas os jarros também podem cumprir muito bem o papel desempenhado pelos vasos de flores. Aliás, utilidade é o que não falta para abusar desses itens.
Então, no post de hoje, vamos te oferecer diversas inspirações para usar os jarros decorativos de uma forma criativa e funcional. Vem com a gente saber tudo sobre esta ótima alternativa para a sua casa, jardim, escritório ou evento!
Mas, antes, um pouco de história
Desde a Grécia Antiga, os jarros são utilizados como objeto de utilidade doméstica e também de decoração e apreciação artística.
Eles serviam para coletar água e alimentos, mas também para contar histórias, por meio de pinturas específicas, e até mesmo como urna funerária. Tudo ficaria a cargo do estilo e do design da peça.
Em outras culturas, as peças serviam como aliados na produção de bebidas, como o vinho, e como uma forma de oferenda a divindades.
Com isso, o uso de vasos e jarros em casas passou a ser uma herança de tempos remotos. Hoje, eles são amplamente usados como objetos decorativos, porta-objetos ou fazendo o papel de vasos de plantas. Assim, com criatividade e bom gosto, é possível utilizar o objeto de variadas maneiras.
Jarro decorativo como estrela da decoração
O jarro decorativo, por si só pode ser incluído no decor. Isso significa que, a depender do modelo, este é um item pode ser disposto sozinho sobre uma prateleira ou estante.
Também pode ser colocado ao lado de outros objetos, a fim de oferecer volume. Além disso, vale lembrar que a pintura do jarro vai influenciar na paleta de cores do ambiente.
Jarros menores podem ser usados em ambientes delicados, como o quarto, enquanto os jarros “statement”, que chamam mais atenção, podem ser destaque no hall de entrada, na sala ou no jardim.
Há, no mercado, uma infinidade de modelos de jarros. A seguir, te contamos um pouco sobre eles e te oferecemos algumas ideias de utilização no decor:
Jarros tradicionais
Eles são arredondados na base, com bico para verter líquidos. Originalmente, eram produzidos a partir de barro ou cerâmica como matérias-primas. Os modelos mais atuais também podem ser feitos com madeira e outros materiais, como concreto e até alumínio.
Seu estilo e aparência mais rústicos combinam com uma decoração pesada, como a decoração industrial, ou com muita madeira e tons de dourado ou ocre. Ao serem decorados com flores ou plantas, o ar de campo ou rústico é evidenciado.
Além disso, essa composição também pode ser utilizada em casamentos ou decorações de ambientes formais, como escritórios ou hall de entrada.
Jarros modernos
Geralmente, são itens em tamanhos menores, como reprodução de jarros tradicionais. Dessa forma, podem ser feitos em materiais mais delicados, como acrílico ou vidro colorido.
Tais réplicas combinam com uma composição leve, com flores pequenas, como é o caso do mosquitinho artificial e das margaridas. Um pequeno jarro de flores artificiais pode decorar quartos de casal ou de crianças e ainda servem como centro de mesa.
Jarros na iluminação
Jarros de vidro são versáteis. Quando são pequenos, eles podem servir como copos de alimentos, mas também como aliados da decoração. Por exemplo, você pode investir em um kit de lâmpadas de led ou até mesmo velas.
Assim como as garrafas e gaiolas decorativas, essa opção cria um clima especial, além de ser versátil e ilumina com estilo e beleza. Essas são ótimas ideias para fotos criativas ou decoração de festas e eventos.
Jarro como porta-objetos
Geralmente, são feitos em formatos diferentes do original. Servem para guardar canetas, jóias e outros elementos. Quando combinados com outros elementos, é possível criar uma decoração jovem e divertida ou, ainda, formal e elegante.
Gostou deste post sobre jarros decorativos para deixar sua casa ou evento cheios de estilo e personalidade? Então, leia outros conteúdos no nosso blog para se inspirar em assuntos relevantes sobre home decor e flores artificiais.