O verde intenso das plantas é a melhor forma de conferir vida e beleza à sua decoração, concorda? Mas você vai concordar comigo que além da cor, a forma da planta jibóia também é fundamental para embelezar seu home décor.
Por isso, listamos motivos para te inspirar a extrair o máximo do encanto e beleza da planta jibóia a fim de criar contraste e conferir mais vida e alegria à sua casa.
O que são as plantas jibóias?
O nome científico dela é difícil: Epipremnum pinnatum, da variedade “Aureum”. Originárias da Ásia, as plantas conhecidas também como “hera-do-diabo” são chamadas de “jibóias” em diversas regiões do Brasil. Elas podem chegar a ter até 1 metro de comprimento, com suas folhas em forma de coração.
Graças à beleza da planta, ela tem sido muito utilizada na decoração de diversos ambientes, mas tem muitos outros motivos para você optar pelas jibóias. Vem conhecer no decorrer da leitura!
14 motivos para incluir a jibóia na decoração
1. Jibóias são versáteis
Você pode usar e abusar dos ramos pendentes da jibóia para criar incríveis efeitos decorativos. Uma dessas possibilidades é entrelaçar objetos decorativos com as plantas. Então, aproveite para moldar a jibóia de acordo com sua proposta de decoração.
2. Ela tem um lindo formato
Suas belas folhas cordiformes, que se parecem com o formato de um coração, podem ser de diversas cores. Para valorizar suas formas, vale posicionar a planta sobre estantes e prateleiras.
3. Elas ficam lindas na estante
Quanto mais alta a estante, mais a jibóia é exibida. Deixe as folhas pendentes sobre as prateleiras para um efeito boho cheio de personalidade e estilo.
4. Ela é prática e resistente
A jibóia é uma planta muito fácil de cuidar. Por isso, ela é considerada ideal para quem não tem muito tempo (ou conhecimento) para a jardinagem. As jibóias aceitam bem condições com as quais outras plantas não se adaptam, como ar condicionado, pouca água e locais de meia-sombra.
5. Ela não exige rega constante
Nativa da Polinésia Francesa, a jibóia gosta de calor e umidade. No verão, basta regar a terra das jibóias duas vezes por semana e para saber se a planta precisa de água, basta colocar o dedo na terra. Se estiver seca, aí sim vale adicionar água. Mas atenção: a planta não suporta solos encharcados, embora goste de umidade.
6. Você pode optar pela planta jibóia artificial
Por ser uma planta tóxica para cães e gatos, a jibóia artificial é uma opção mais segura para quem conta com os bichinhos em casa. Além disso, as plantas permanentes também são mais seguras para crianças pequenas.
7. Ela é queridinha do Instagram e do Pinterest
Em perfis de decoração do Instagram e do Pinterest, você vai se deparar com a trepadeira embelezando diversos ambientes, de salas de estar a banheiros minimalistas. O passeio pelas redes sociais é ideal para se inspirar com formas diferentes e criativas de decorar com as jibóias.
8. Ela ama sombra
Se você não conta com muita iluminação natural na sua casa, sem problemas: a jibóia é perfeita para você, já que ela não ama sol e vento excessivos, que podem danificar suas folhas. Por isso, vale o lembrete de sempre optar por colocar a planta em locais à meia sombra ou perto de portas e janelas.
9. A poda da planta jibóia é fácil
É fácil controlar o crescimento da jibóia, por meio da poda. Aliás, o processo de poda também é fundamental para manter a jibóia sempre bonita e para controlar seu crescimento. Corte as folhas em excesso, principalmente as amareladas e secas.
10. Ideal para decoração minimalista
As decorações em estilo escandinavo, onde predomina o fundo branco, são ideais para a jibóia, já que sua cor vai se destacar no ambiente. Além disso, você pode apostar na sala, cozinha e até no banheiro. Vale lembrar que os móveis de madeira combinam com a rusticidade natural da planta.
11. Jibóias ficam lindas com outras plantas
Especialmente ao lado das samambaias, de cactos e suculentas, as jibóias formam um belo arranjo. Quem preferir, também pode escolher a famosa espada de São Jorge para combinar com a jibóia.
12. Ficam perfeitas em paredes de plantas
Se você tem aquela parede vazia, aposte nos jardins internos ou nas paredes de plantas artificiais. Esta é uma maneira criativa, surpreendente e muito prática de inserir suas plantas preferidas em casa, com um toque muito original.
13. Elas se adaptam facilmente
Originária das Ilhas Salamão, a planta jibóia se adaptou muito bem ao clima quente e úmido do Brasil. Isso significa que elas vão durar muito tempo, se bem cuidadas na sua casa.
14. Planta jibóia ama espaço
Quanto mais espaço você dá à jibóia, mais ela cresce. Por isso, além de deixá-las suspensas ao teto ou com suas folhas pendentes pelas prateleiras ou estantes altas, você também pode apostar em prender suas folhas horizontalmente.
E então, o que achou das nossas ideias para aproveitar todo o potencial decorativo das jibóias? Esperamos que você deixe sua casa ainda mais linda e inspiradora com essa planta incrível e cheia de estilo!
Leia também