Quando falamos de plantas artificiais para decoração, imediatamente pensamos em um lindo arranjo de rosas. Mas já parou para pensar que há diversas opções disponíveis, especialmente para você, que deseja inovar?
É inegável que um lindo arranjo transforma qualquer decor. Folhas artificiais em um canto da sala, um lindo vaso de flores no hall de entrada, um pequeno arbusto ou conjunto de cactos na cozinha… Certamente, são boas ideias!
Então, para te inspirar com várias possibilidades para deixar sua casa ou escritório ainda mais cheios de personalidade, te convidamos a saber mais sobre as plantas artificiais para decoração. Vem se inspirar e contar com ambientes livres de monotonia!
Vantagens de escolher plantas artificiais para decoração
Cada vez mais pessoas, de diversas preferências e estilos, optam por arranjos artificiais. E parte dessa preferência se deve à praticidade, versatilidade, durabilidade e facilidade no manejo dessas flores e plantas.
Enquanto as plantas naturais perdem a beleza e o viço em pouco tempo, as permanentes são capazes de continuar belas por muito mais tempo. Dessa forma, a decoração com plantas artificiais permite que elas sejam penduradas, mescladas a diversas espécies, inclusive, podem ser usadas em meio às naturais, a fim de obter mais volume.
Outro benefício das plantas artificiais é a economia: o valor de um arranjo natural pode custar até seis vezes mais do que um natural. E, é claro, por murcharem em pouco tempo, as plantas naturais precisam ser substituídas com mais frequência.
Então, parece mesmo uma boa ideia investir em arranjos duráveis, econômicos, mas sem abrir mão da beleza e do estilo!
A tecnologia por trás das plantas artificiais para decoração
Muita gente ainda pensa na casa da vovó quando pensa em flores artificiais. Com isso, associa o conceito àquele arranjo empoeirado, que não chama muita atenção.
Mas se antes as flores e plantas artificiais eram relegadas a segundo plano, hoje são utilizadas até mesmo por profissionais da área, como arquitetos e decoradores. E essa transformação se deve à tecnologia empregada para a produção de flores e plantas artificiais.
Há alguns anos, o aspecto das flores e plantas artificiais ficava longe do realismo. Mas avanços na produção, novos materiais e know how de artistas da área permitiram muitas transformações positivas. Assim, foi possível reproduzir características como textura, cor e até propriedades como reflexo da luz e peculiaridades dos troncos, pétalas e folhas.
Existe, hoje, uma infinidade de materiais para a produção de flores e plantas artificiais para decoração, como resina, cera e borracha. Mas o plástico e o tecido são as principais matérias para a produção das plantas permanentes.
O que procurar em plantas artificiais?
Agora que você conhece um pouco mais sobre as flores e plantas artificiais, aproveite nossas dicas sobre o que procurar nas plantas artificiais a fim de garantir mais beleza e realismo à sua decoração!
1. Preste atenção ao tipo de planta
Antes de mais nada, é importante que você tenha claro o seu objetivo com o arranjo. Afinal, você prefere samambaias artificiais estilosas ou plantas de chão, como costelas-de-Adão ou palmeiras?
É preciso que você entenda o que vai combinar com a personalidade do ambiente. Enquanto samambaias são mais chamativas, ideais para uma atmosfera mais descontraída, as plantas de chão podem ser mais formais.
2. Tenha uma ideia do tamanho do arranjo
Você tem muito espaço para o arranjo de plantas? É sempre importante prestar atenção ao espaço que tem livre para acomodar suas plantas artificiais. Quanto mais espaço, maior pode ser o vaso principal, que pode tanto adornar a mesa quanto ficar no chão.
Por outro lado, espaços pequenos podem lançar mão da beleza das combinações de suculentas artificiais ou até de um lindo terrário. O importante é lançar mão da criatividade e aproveitar o estilo do próprio ambiente para escolher com perfeição!
3. Não subestime o poder do vaso ao montar seu arranjo
Tudo bem que as flores e folhas são as estrelas do show. Mas que tal deixar tudo ainda mais coerente e bonito com a escolha dos vasos decorativos perfeitos? Eles são capazes de chamar mais atenção ou servirem de recipiente para a sua planta com discrição.
Para escolher o modelo e a cor ideais, observe o que estará ao seu redor. É importante que o arranjo como um todo esteja em harmonia com os demais elementos da decoração, a fim de garantir mais beleza para todo o ambiente.
E então, o que achou das nossas dicas? Conta para gente nos comentários quais são suas plantas artificiais para decoração preferidas!
Leia também