Quando a gente pensa em flores e plantas na decoração, dificilmente as plantas carnívoras são opções que vêm à mente. Elas podem parecer assustadoras para algumas pessoas ou difíceis de cuidar, mas vale ressaltar que nada disso é verdade.
Com os cuidados certos, as plantas carnívoras são lindas e chamam atenção até daqueles que não gostam muito de plantas na decoração. Outro benefício de optar por elas é a redução do número de mosquitos e moscas em sua casa, de forma natural, sem o uso de produtos químicos.
Então, vem conferir mais sobre as plantas carnívoras e inspire-se com 5 espécies delas que vão ganhar seu coração!
O básico sobre plantas carnívoras
Apesar do nome forte, as “plantas carnívoras” são, na verdade, insetívoras. Dessa forma, são inofensivas tanto para animais domésticos quanto para seres humanos. Elas atraem e captam nutrientes de insetos, como moscas e formigas, e são muito resistentes.
Fáceis de cuidar, é preciso apenas manter seus compostos úmidos e garantir que elas tenham iluminação direta, pois fazem parte do grupo das plantas e flores que gostam de sol.
Em períodos de frio intenso, é necessário garantir uma temperatura mais amena para elas, como uma estufa ou galpão.
Muitas pessoas estão familiarizadas com plantas carnívoras como aquelas das armadilhas de moscas, mas existem muitos outros tipos incríveis para cultivar. A seguir, vamos falar um pouco sobre 5 espécies incríveis e muito apreciadas de plantas carnívoras.
5 espécies de plantas carnívoras para dar um toque exótico e estiloso à sua casa
1. Nepenthes
Também conhecidas como “plantas do jarro”, as nepenthes, são marcantes e não passam despercebidas na decoração da casa. Os jarros são, na verdade, folhas modificadas que contém um fluido digestivo com um aroma adocicado, projetado para atrair e capturar pequenos insetos.
Esta é uma grande planta tropical, ideal para iniciantes, pois é relativamente fácil de cuidar e cresce bastante.
2. Sarracênias
Originárias da América no Norte, o gênero de plantas carnívoras sarracenia possui atraentes jarros cor de ameixa que podem atingir 90 cm de altura. Elas devem crescer em pleno sol, o que produzirá uma bela cor em seus jarros.
3. Heliamphora
As Heliamphoras são nativas das montanhas planas, chamadas tepuis, da Venezuela, Guiana e Brasil. Trata-se de uma espécie venezuelana que desfruta de baixas temperaturas e muita luz para crescer bem.
4. Dioneias
As armadilhas para mosca das Dioneias, também conhecidas como “Venus Fly Trap” (ou armadilhas de mosca Vênus) são uma das plantas carnívoras mais frequentemente cultivadas.
É preciso deixar a planta crescer em pleno sol em uma local quente e iluminado e o substrato sempre úmido, de preferência com água da chuva. Pulverize-os regularmente para aumentar a umidade.
5. Droseras tropicais
Existem inúmeros tipos de plantas carnívoras conhecidas como Droseras. O tipo “Drosera Capensis” é um dos mais interessantes para quem pensa em começar a se aventurar pelo mundo das plantas carnívoras, por serem fáceis de cuidar e muito resistentes.
Assim como as demais, elas se desenvolvem bem no sol, com umidade no substrato e não toleram temperaturas abaixo dos 10ºC.
Outras dicas para o cultivo de plantas carnívoras
Os terrários são uma forma incrível para quem quer cultivar as plantas carnívoras com mais facilidade. Eles são capazes de manter a umidade alta e as temperaturas constantes. Esses fatores são fundamentais para a saúde e desenvolvimento das plantas carnívoras.
Além disso, os terrários são uma maneira elegante de exibir plantas tanto em decorações internas quanto externas.
Como na natureza as plantas carnívoras mais resistentes crescem em solo pantanoso, seu composto precisa estar úmido o tempo todo, especialmente durante os meses mais quentes. Assim, é preciso manter o pote ou vaso em que estão sobre um pires de água e manter sempre cheia. Bloqueie os orifícios de drenagem para que a água não possa escoar e mantenha o composto apenas úmido durante todo o período, inclusive no inverno.
Vale lembrar que as plantas carnívoras não devem ser alimentadas manualmente. Elas são capazes de capturar insetos por si mesmas. Além disso, você não precisa usar fertilizantes ou nenhum tipo de adubo no solo em que estiverem.
Embora seja uma tentação brincar com elas, especialmente com as Dioneias, que abrem e fecham suas folhas, o ideal é não estressar a planta. O movimento de captura é excessivamente cansativo para elas, que podem perder vitalidade com o excesso de interação. Além disso, vale cortar folhas mortas e observar eventuais pestes que podem assolar a planta, a fim de mantê-las sempre lindas e saudáveis.
E então, o que achou das nossas dicas sobre plantas carnívoras? Conta pra gente qual a sua preferida! Acompanhe outros conteúdos do nosso blog e inspire-se para começar no mundo da decoração com plantas e flores!
Leia também