A beleza dos quadros decorativos para sala é inquestionável: eles transformam completamente o visual daquele cômodo. Além disso, os quadros traduzem a personalidade e estilo de quem mora ali e permitem que os convidados conheçam mais sobre momentos especiais em família. De quebra, dão mais vida à sua sala, assim como uma parede de plantas artificiais.
Hoje, você vai conhecer mais sobre os quadros decorativos, com dicas sobre como escolher e combinar, molduras e muito mais. Ficou curiosa? Então, é só continuar a leitura e descobrir mais sobre o maravilhoso mundo da decoração com quadros!
Como escolher quadros decorativos para sala
A sala é o melhor ambiente da casa para quem ama quadros decorativos. Mesmo assim, justamente em virtude da circulação de pessoas, existe uma pressão para não errar nas escolhas, combinações e posicionamentos dos elementos de decoração.
Por isso, o primeiro ponto a considerar ao fazer suas escolhas de quadros é a ideia ou sensação que você quer transmitir com aquela imagem. É alegria ou reflexão? É evocar lembranças em família ou prefere alternativas artísticas?
Assim, após a resposta a essa questão, você pode considerar um quadro grande, que já decore suficientemente ou uma combinação de elementos, criando uma parede de quadros. A escolha é sua!
Ideias para quem sonha com uma parede de quadros
Criar uma galeria na parede da sua sala pode ser mais fácil do que parece. Antes de qualquer escolha, você precisa definir se prefere fotografias suas, fotos aleatórias ou pinturas. Se preferir, você pode ir coletando imagens de figuras ou elementos de que goste (natureza, esportes ou de filmes, por exemplo) e criar uma combinação entre elas.
Assim, sua parede de quadros decorativos será temática e cheia de personalidade. Você pode ter fotos em família, paisagens de que goste, eventos memoráveis e muito mais! Além de fotos próprias, você pode visitar sites de imagens e imprimir para emoldurar.
Ao planejar a parede, coloque todas as suas fotos no chão primeiro, para ver como elas funcionam juntas e ter uma ideia do espaçamento. Lembre-se de que você precisará quebrar a linha da parede, portanto, evite pendurá-los em fileiras organizadas, já que o resultado seria monótono.
Depois, você precisa criar a combinação de elementos. Para muitos esta é a parte difícil, mas ela também pode ser leve e divertida.
Acerte na altura e posicionamento dos quadros
Pendurar os quadros na altura dos olhos é uma ótima opção. Por isso, posicione a imagem de forma que seu ponto médio fique de 1,42m a 1,52m do chão, dependendo da altura do teto da sala – e de sua altura, é claro.
Entretanto, como acontece com qualquer regra, pode haver flexibilidade, especialmente se você tiver outras obras de arte ou, por exemplo, uma lareira na mesma parede.
Se o ponto médio da imagem não estiver exatamente no nível dos olhos, sem problemas. Siga seus instintos e escolha o melhor ponto, de acordo com as particularidades do ambiente. Para pendurar várias fotos, combine a partir da maior primeiro e vá contornando.
Por fim, visualize como você deseja o resultado e brinque com alguns arranjos dispostos no chão antes de começar a fazer quaisquer furos na parede. Confie em seus olhos e em seu bom gosto!
Dicas sobre as molduras dos quadros decorativos
As cores da moldura influenciam diretamente o resultado da fotografia. O tom geral da imagem ao selecionar um quadro é fundamental para selecionar a moldura.
Dessa forma, as fotos em preto e branco combinam com porta-retrato de parede em tons metálicos, já que oferecem ainda mais contraste à própria fotografia. Já molduras mais claras combinam melhor com artes casuais ou simples, enquanto molduras mais escuras vão bem com peças mais elegantes e formais.
Outro elemento que merece destaque é a cor do tapete e da moldura, que precisam ser diferentes. Quando são muito semelhantes, a atenção é atraída para o enquadramento, e não para a obra de arte.
E você, o que acha das dicas para acertar na escolha de quadros decorativos? Conta pra gente nos comentários! E se você ama dicas e inspirações de home decor, acompanhe o blog e redes sociais da Crysmax Flores!
Leia também