Existem inúmeros tipos de cactos para deixar sua casa cheia de estilo. No entanto, há quem os ache exóticos demais. Por outro lado, há os apaixonados por esta planta, cujo visual não mais é limitado ao deserto. 

Hoje, a decoração com cactos é considerada uma tendência e é valorizada por apaixonados por design de interiores e arquitetos. Tudo graças às suas formas incomuns, cores e texturas que podem revolucionar o visual do ambiente. 

Os cactos são bem-vindos em qualquer ambiente em que possam receber luz o suficiente, por isso, aposte em deixá-los em locais com ótima iluminação natural. Isso significa que eles podem ser expostos em jardins, na sala, na cozinha e até mesmo na bancada do banheiro. 

A seguir, confira as dicas que vamos oferecer para que você arrase na decoração com cactos e os melhores tipos para você escolher!

Como decorar com cactos?

Seja o cacto artificial, seja o natural, valem algumas dicas para que você abuse de todo o potencial decorativo desta planta. 

Abuse das texturas

A primeira tem a ver com as texturas que o cacto oferece. Se você tem outras plantas na decoração, como costela-de-Adão ou samambaias, aposte em coordenar o tamanho, as cores e os estilos de vaso, para garantir a melhor composição.  

Agrupe em diversos vasos

Experimente agrupar alguns cactos, cerca de 3 a 5, em vasos e dispor a combinação em prateleiras ou centros de mesa. Como os cactos não requerem muita manutenção, eles representam uma ótima opção para quem deseja uma decoração prática, mas, ainda assim, cheia de estilo e personalidade.

Terrários

Experimente plantar um pequeno cacto em um terrário feito por você mesma. O nível de complexidade dos terrários pode ser definido por você, que deve escolher cada elemento de acordo com o projeto. O cacto por si só já fica lindo no terrário, mas você pode optar por incluir outras plantas, como suculentas, musgo, bromélias e mini orquídeas. Além delas, outros elementos, como pedrinhas coloridas e folhagens, podem ajudar a complementar seu terrário.

Cactos em xícaras de café

Se você tem algumas xícaras de café que não usa mais, que tal plantar cactos nelas? É só plantar um pequeno cacto (ou escolher os artificiais, se preferir) em cada caneca e colocá-los em uma prateleira. O resultado é delicado e muito feminino, ideal para escrivaninhas e prateleiras em um home office, por exemplo.

Em jardineiras grandes

Um grupo de vários cactos pequenos pode preencher o fundo de uma grande jardineira. Finalize com pequenas pedras e disponibilize no jardim ou para dar aquela animada no visual da sua varanda, por exemplo.

 

 

5 tipos de cactos para usar na decoração

Agora que você já se inspirou com ideias para decorar com diversos tipos de cactos, que tal escolher a variedade que tem mais a ver com seu projeto? Vem descobrir mais sobre 5 lindas espécies desta planta!

1. Orelha de Mickey

O cacto Orelha de Mickey (ou “Orelha de coelho”), é originário do México e tem este nome curioso por causa de sua aparência. A planta conta com duas almofadas em forma de orelha de coelho e são cobertos com glochidias (ou espinhos) que devem ser manuseados com cuidado. O cacto “Orelha de coelho” produz flores brancas e frutos roxos no verão se exposto à luz suficiente.

2. Cacto Barril

O Ferocactus, conhecido como cacto barril, tem esse nome em função de seu formato de barril. A planta tem espinhos pontiagudos e flores que desabrocham em maio e junho, exibindo cores vermelhas ou amarelas.

3. Cacto da velha senhora 

O cacto da velha senhora, é um tipo de cacto com cerca de 250 espécies na natureza. Tem cabelos e espinhos e é conhecida por seu halo de pequenas flores rosa ou roxas que desabrocham na primavera. Esta variação de cactos deve ser plantada em uma mistura de envasamento arenoso e regado a cada duas semanas.

 

 

4. Cacto da Primavera

O  “cacto da primavera” ou “cacto da Páscoa” é nativo do Brasil e tem flores que variam de brancas a laranjas e alfazema. Os espinhos da planta são empilhados uns sobre os outros, o que o deixa com uma forma única.

5. Cacto da Lua

O cacto da lua ou “cacto Hibotan”, varia em tamanho, forma e cor. Ele é originário da América do Sul e vem em tons de vermelho vivo, rosa, amarelo e laranja. Essas pequenas plantas crescem em peitoris de janela que recebem luz parcial.

E então, já escolheu o seu cacto favorito, para transformar a decoração da casa? Aproveitamos também para te convidar a acompanhar nosso site e redes sociais e estar sempre por dentro do assunto decoração e flores artificiais

 

Leia também

Deixe um comentário